Página Inicial

English (United Kingdom)
Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Grupos de Investigação: Literaturas e Culturas de Expressão Inglesa: Diálogos Interartes e Interculturais (GI4)
Categoria profissional: Professora Catedrática

Morada institucional: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa
Endereço de correio electrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Projectos do CEAUL em que se encontra envolvida:

  • Coordenação científica do projecto internacional e interdisciplinar “Narrativa e Medicina”, sediado no CEAUL, em colaboração com o CFUL – Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Doutor Manuel Silvério Marques) e com o CHC – UNL – Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa (Doutor Adelino Cardoso). Integram ainda a Comissão Científica a Doutora Rita Charon (Narrative Medicine Program – Columbia University – USA) e o Doutor Brian Hurwitz (Centre for the Humanities and Health – King’s College, London – UK).

Graus académicos:

  • Doutoramento (1988) e Agregação (2007)

Publicações:

  • (2011). Literatura: a (in)disciplina na intersecção dos saberes e das artes. Cadernos de Anglística 16. Lisboa: Centro de Estudos Anglísticos / Edições Colibri.
  • (2011). Critical Dialogues: Slow Readings of English Literary Texts. Lisboa: Edição de Autor.
  • (2010).“Adoecer de Hélia Correia ou um ‘conhecimento por dentro’”. Colóquio / Letras: Revista Quadrimensal 175 (Setembro / Dezembro) (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa): 145-155.
  • (2009). “Of Painters, Models and their Downfall: The Case of John Singer Sargent’s Madame X”. “So long lives this and this gives life to thee”. Homenagem a Maria Helena de Paiva Correia. Lisboa: Departamento de Estudos Anglísticos – FLUL. 313-323.
  • (2007). “The Taming of Lady Chatterley’s Creator: D. H. Lawrence in Portugal after 70 Years”. D. H. Lawrence. Org. Dieter Mehl and Christa Jansohn. The Reception of British and Irish Authors in Europe. London: Compendium Books.
  • (2006). “From Anxiety to Self-reflexivity: The Role of Literature in the University”, Anglo-Saxónica: Revista do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa. Série II 24: 143-151.
  • (2006). “Sophia M. B. Andresen Re-presents Byron”. “And Gladly wolde (s)he lerne and gladly teche”. Homenagem a Júlia Dias Ferreira. Lisboa: Departamento de Estudos Anglísticos – FLUL / Edições Colibri. 247-258.
  • (2004). Olhar a Escrita: para uma Introdução ao Estudo da Literatura na Universidade. Cadernos de Anglística 10. Lisboa: Centro de Estudos Anglísticos / Edições Colibri.
  • (2002). “Women, Horses, and D. H. Lawrence”. Feminine Identities. Org. Luisa Maria Flora, Teresa F. A. Alves e Teresa Cid. Cadernos de Anglística 5. Lisboa: Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa / Edições Colibri. 17-42.
  • (2001).“‘To be, or not to be, is still the question’: Da Identidade à Alteridade na obra de D. H. Lawrence”. Aprendizagem e desenvolvimento X 39 / 40: 105-114.

Internacionalização:

  • (2011). Participação, com comunicação intitulada “The Art of Dying in Hélia Correia’s Adoecer” na Conferência Internacional “The Art of Medicine in Iberian and Latin American Literature and Film”, realizada na Universidade de Kent, em 9 e 10 Setembro.
  • (2011). Participação, (em colaboração com Marijke Boucherie) com a apresentação do projecto “Narrativa e Medicina” e do Glossário para o volume (em preparação) intitulado Fundamental Questions on Suffering and Pain, no Second Workshop on Suffering and Pain, realizado na Universidade do Luxemburgo, de 2 a 5 de Julho.
  • (2008). Participação, com comunicação intitulada “Girl with a Pearl Earring: Narrating Across Media” na Conferência Internacional “Narrative Matters Conference”, realizada na Universidade de Toronto, de 7 a 10 de Maio.
  • (2004). Participação, com comunicação intitulada “The Taming of Lady Chatterley’s Creator: D. H. Lawrence in Portugal After 70 Years”, no Congresso The Cultural Appropriation of D. H. Lawrence in Europe, organizado por Dieter Mehl e Christa Jansohn, na Otto-Friederich-Universität Bamberg, em Dezembro.

Orientações de Dissertações Académicas:

Doutoramento (Submetidas a apreciação de júri)

  • Maria Teresa Correia Casal, Coming into Being: The Role of Creativity in Jennifer Johnston’s Fiction – dissertação em Literatura Inglesa a ser apresentada à Universidade de Lisboa (co-orientadora: Doutora Catriona Clutterbuck de Univesrity College Dublin) (Registo de tese na UTAD e início da orientação: Janeiro de 1997; registo de tese na FLUL: Março de 2002). Provas públicas em 28 de Junho de 2007. Resultado Final: Aprovação com Distinção e Louvor por unanimidade.
  • Ana Raquel Lourenço Fernandes, What about the rogue? Survival and Metamorphosis in Contemporary British Literature – dissertação em Literatura Comparada / Literatura Inglesa, apresentada à Universidade de Lisboa. (Registo de tese e início da orientação: Março de 2004). Provas públicas em Dezembro de 2008. Resultado Final: Aprovação com Distinção e Louvor por unanimidade.

Orientações em Curso

  • Co-orientação da tese de Mário Jorge Segurado Mendes Laranjeira Semião, Art as Toy – Experimentalism and Intermediality in the Fictional Work of Gabriel Josipovici / A Arte como Brinquedo – Experimentalismo e Intermedialidade na Obra Ficcional de Gabriel Josipovici - dissertação em Literatura Inglesa – Estudos Inter-artes, a ser apresentada à Universidade de Lisboa (co-orientadora: Doutora Irene Gilsenan-Nordin, University of Dalarna, Suécia) (Registo de tese e início da orientação: Junho de 2009). (Referência FCT: SFRH/BD/62617/2009).

Mestrado (Submetidas a apreciação de júri)

  • Co-orientação de Denise Santos Alves, "There's more power in telling little than in telling all" - conversa inacabada de Mark Rothko e Lillian Hellman com a sua obra (co-orientação Doutora Teresa Alves). Dissertação em Estudos Ingleses e Americanos – Estudos Inter-Artes, apresentada à Universidade de Lisboa em Abril de 2011. Arguição a cargo das Doutoras Filipa Palma dos Reis da Universidade Aberta e Teresa Cid (FLUL). Classificação final: 18 (dezoito) valores.
  • Co-orientação de Rita Barroso Nabais, Edward Scissorhands: conto de fadas gótico? (co-orientação Doutora Teresa Alves). Dissertação em Estudos Ingleses e Americanos – Estudos Inter-Artes, apresentada à Universidade de Lisboa em Abril de 2011. Arguição a cargo das Doutoras Maria do Céu Marques da Universidade Aberta e Maria Angélica Varandas (FLUL). Classificação final: 18 (dezoito) valores, por unanimidade.
  • Mário Jorge Segurado Mendes Laranjeira Semião, “Going Round in Large, Slow Circles”: Postmodernism and Ethics in Julian Barnes’s A History of the World in 10 ½ Chapters – dissertação em Literatura Inglesa, apresentada à Universidade de Lisboa em Janeiro de 2008. Arguição a cargo do Doutor Mário Avelar da Universidade Aberta. Classificação final: Muito Bom por unanimidade.
  • Andreia Sofia Maratá Lopes, “That Fear of the Incomprehensible”: Identidade e Alteridade na Ficção Curta de Joseph Conrad – dissertação em Literatura Inglesa, apresentada à Universidade de Lisboa em Dezembro de 2007. Arguição a cargo da Doutora Jacinta Matos da Universidade de Coimbra. Classificação final: Muito Bom por unanimidade.
  • Sandra José Curinha Madeira, Lou Witt: Entre C. G. Jung e D. H. Lawrence. Para uma Caracterização de St. Mawr – dissertação em Estudos Anglísticos / Estudos de Identidade, apresentada à Universidade de Lisboa em Setembro de 2003. Arguição a cargo da Doutora Maria Aline Seabra Ferreira da Universidade de Aveiro. Classificação final: Muito Bom por unanimidade.
  • Ana Raquel Lourenço Fernandes, O Pícaro e o ‘Rogue’: Sobrevivência e Metamorfose de Daniel Defoe a Julian Barnes – dissertação em Literatura Comparada / Literatura Inglesa, apresentada à Universidade de Lisboa em Fevereiro de 2004. Arguição a cargo do Doutor Gualter Cunha da Universidade do Porto. Classificação final: Muito Bom por unanimidade.
  • Lígia Maria de Sá Garcia da Costa, ’We are not living in a boy’s adventure’s tale’: Imagens de Masculinidade na Ficção Curta de Joseph Conrad – dissertação em Estudos Anglísticos / Estudos de Identidade, apresentada à Universidade de Lisboa em 26 de Janeiro de 2005. Arguição a cargo da Doutora Iolanda Ramos da Universidade Nova de Lisboa. Classificação final: Muito Bom por unanimidade.
  • Co-orientação de Lígia Isabel Guerreiro Lopes de Oliveira, O travestismo da mente em Orlando de Virginia Woolf e no filme homónimo de Sally Potter (co-orientação Doutora Mirian Estela Nogueira Tavares da Universidade do Algarve). Dissertação em Literatura Comparada / Literatura e Cinema, apresentada à Universidade do Algarve em Novembro de 2005. Arguição a cargo da Doutora Teresa Almeida da Universidade Nova de Lisboa. Classificação final: Muito Bom por unanimidade.



 
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)


Related Link