Homepage

Português (pt-PT)

 

Address:
University of Lisbon Centre for English Studies (ULICES)
Alameda da Universidade
Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Opening hours:
Monday - Thursday: 9.15am - 1.15pm and 2pm - 5pm

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

facebook

Telephone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor

 

 



FLUL

logo

ESC # 24 Intensive Course "The Narrative's Sound"
ESC24final-page-001

 

ENROLLMENT DEADLINE IS JUNE 2nd

Date:
16-20 June; 23-25 June [17h-20h] | 26 June [16h20h]
Venue: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organization: ULICES

Enrollment Form

 

 

Abstract: Comparative approach between music and literature, taking into account different kinds of narratives. The interrelationship between music, violence and politics will also be explored in dialogue with the increasing sonorization of reality and sound polymorphism in contemporary practice and creativity. Case studies by E. A. Poe, Aldous Huxley, Paul Bowles, John Cage, Lou Reed, Diamanda Galas, Laurie Anderson and John Zorn.

Trainers: Anabela Duarte*
Language: Portuguese
Dates: 16-20 June; 23-25 June, 17h-20h | 26 July, 16h20h
Fee: 80 € (students / ULICES: 30 €)
Enrollment Deadline: June 2nd


Sessions

1. Apresentação do programa/matéria e considerações de ordem metodológica. Introdução à análise músico-literária e polimorfismo do som.

2. Exploração da matriz ocidental dos estudos músico-literários, em Platão, Aristóteles, Calvin Brown e Steven Paul Scher. Linguagem e música na perspectiva neurofisiológica, segundo a exegese crítica de Aniruddh D. Patel. Exemplos práticos da teoria.

3. Estéticas da Resistência em Lou Reed, The Raven e em Diamanda Galàs, The Mask of the Red Death, de Edgar Allan Poe. Análise critica e comparativa dos textos e contextos de Poe em cruzamento com a obra dos autores contemporâneos.

4. Debussy, Pelléas et Mélisande e o “Théâtre de la Peur.” “The Devil in the Belfry” e “The House of Usher,” duas óperas inacabadas do compositor francês com libretos baseados na obra de Edgar Allan Poe. Influências do poeta norte-americano na música moderna erudita.

5. Spillane (1986), obra musical e multimédia do compositor John Zorn, baseada no imaginário da ficção detectivesca , nomeadamente nas hard-boiled novels de Mickey Spilane (Kiss me, deadly). Exploração das relações com o film noir e análise musical e textual das obras em apreço.

6. Paul Bowles e o som da guerra, em The Spider’s House, penúltimo romance do autor. Influências da música tradicional berbere na sua obra, bem como o papel de Brion Gysin no trabalho etnomusicológico decorrido em Marrocos. Exemplos práticos da teoria.

7. A Negritude na Ópera: Four Saints, de Gertrude Stein e Virgil Thomson (1934), Porgy and Bess, de George Gershwin e DuBose Heyward/Ira Gerschwin (1935), Denmark Vesey de Paul Bowles e Charles Henri Ford (1938). O papel da ópera afro-americana inventada por brancos e representada por negros no período áureo da modernidade americana.

8. Exploração da obra da compositora e multi-instrumentista Laurie Anderson, no contexto da música electrónica e dos projectos que desenvolveu para a NASA: “The End of the Moon.” Análise de textos jornalísticos, musicais, “biomitografias”, entrevistas, documentos videográficos com o objectivo de explorar a relação entre arte e ciência a partir da perspectiva músico-literária.

9. Projecções para o futuro: R. Murray Schaffer, Steven Feld e David Toop (Sound-Art e a Acústica do espaço e do ambiente). Conclusões e discussão do trabalho final.



*Anabela Duarte is licenciated in Anthropology, holds an MA in Anthropology and Comparative Literature and awaits her PhD Viva in American Studies, under Teresa F. Alves and Mário Vieira de Carvalho (CESEM) supervision. She is a singer and music producer of several records both solo and with the pop-rock experimental project Mler ife Dada.

 
Back
Top

University of Lisbon Centre for English Studies (ULICES)