Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Obra de Mark Twain em debate [2010-09-30]

DN Artes, 2010-09-30
http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1674636&seccao=Livros


"Fundação Luso-Americana recebe colóquio em torno da obra do escritor norte-americano, no próximo dia 8 de Outubro"

A obra literária e jornalística do escritor norte-americano Mark Twain será tema de um colóquio internacional que se realiza a 8 de Outubro na Fundação Luso-Americana FLAD.

Durante o colóquio, uma iniciativa do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL) e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, será também lançado o livro A Viagem dos Inocentes, traduzido por Margarida Vale de Gato do original The Innocents Abroad, considerado o primeiro grande sucesso da carreira de Mark Twain (1835-1910), numa edição da Tinta-da-China, com o patrocínio da FLAD.

A apresentação do livro estará a cargo do jornalista Carlos Vaz Marques, coordenador da colecção de literatura de viagens da Tinta-da-china em que este volume está integrado.
O colóquio, composto por palestras e intervenções sobre a obra e o autor, pretende celebrar "a figura intrinsecamente americana de Mark Twain, por ocasião do centenário do falecimento do escritor", segundo Teresa Cid, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, citada num comunicado da FLAD.

Participam no encontro vários estudiosos, especialistas na literatura de Mark Twain (pseudónimo literário de Samuel Langhorne Clemens), como Shelley Fiskin, da Universidade de Stanford, Stephen Wilson, da Universidade de Coimbra, e Peter Messent, da Universidade de Nottingham, que, em conjunto com especialistas portugueses, analisarão a obra e o autor. A Stephen Wilson caberá a análise do legado jornalístico do escritor, com uma comunicação intitulada "Mark Twain: The Author as Journalist".

No dia seguinte ao do colóquio, 9 de Outubro, realiza-se pelas 11.00 uma visita à exposição bibliográfica sobre Twain, coordenada por Margarida Vale de Gato e co-organizada com o CEAUL, que é dedicada à recepção de Mark Twain na escrita e noutras artes em Portugal e inclui testemunhos e obras inéditas de autores contemporâneos.

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)