Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Colóquio de Ficção Científica em Lisboa! [2010-09-06]

Correio do Fantástico, 2010-09-06
por Roberto Mendes (texto)
http://correiodofantastico.wordpress.com/2010/09/06/coloquio-de-ficcao-cientifica-em-lisboa/


Quem pode dizer que a Ficção Científica morreu em Portugal?

A partir de agora ninguém o poderá fazer. Os dias 3, 4 e 5 de Novembro estão a chegar e com eles os “Mensageiros das Estrelas”, colóquio sobre Ficção Científica e Fantasia a realizar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

E promete ser em grande, com nomes sonantes entre os escritores e críticos portugueses e internacionais como a Professora Farah Mendlesohn , David Soares, Luís Filipe Silva, Prof. Henrique Leitão, um escritor estrangeiro de peso ainda a definir, entre muitos outros, bem como as editoras que têm apostado no fantástico em Portugal, que marcarão presença numa feira que se espera de grandes dimensões e repleta de qualidade. Serão três dias intensos na Faculdade de Letras de Lisboa, com mesas redondas sobre cinema, literatura académica e de ficção, BD e ainda um dia prévio dedicado à passagem de filmes na FNAC do Chiado, alguns dias antes (primeiro evento do colóquio).

Com organização do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa espera-se um evento com dimensões e ambições superiores aos já realizados no nosso País. Numa breve conversa com um dos organizadores, percebi que o objectivo do colóquio passará por aproximar o nicho composto pelos entusiastas do género, abrindo também o apetite a todos os que ainda não experimentaram as maravilhas da Ficção Científica e da Fantasia, tentando estabelecer também um dialogo entra a academia e o público em geral, dando espaço aos novos projectos, fazendo uma mostra do melhor em termos nacionais e internacionais. Existe ainda alguma expectativa sobre os restantes participantes, sendo que os convidados até agora dispensam apresentações.

Da nossa parte acompanharemos este enorme esforço para trazer a FC&F à luz do dia.

Começamos por oferecer a notícia, em primeira-mão, aos leitores, bem como pretendemos publicar uma entrevista com os organizadores depois de totalmente definido o programa. Acompanharemos, certamente, todo o desenrolar deste colóquio.

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)