Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Mário Avelar (colaborador)

Grupo de Investigação: Estudos Americanos (GI 3)
Categoria profissional: Full Professor
Morada institucional: Universidade Aberta, Rua da Escola Politécnica, 147, Lisboa
Endereço de correio electrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Projectos de Investigação:

  • “Falso Movimento” (FCT), Centro de Estudos Comparatistas (Universidade de Lisboa).
  • “Reinaldo dos Santos” (FCT), Instituto de História de Arte (Universidade de Lisboa).

Principais Resultados Científicos:

  • (2000). Habilitation in Anglo-American Studies, U Aberta.

Actividade Científica

Publicações em revistas com arbitragem científica e/ou outras publicações:

  • (2013). “Quem és tu?, de João Botelho – Contaminação de imagens e produção de sentido(s)”, Comunicação & Cultura, nº 15, pp. 79-91.
  • (2013). “Definitely not a Snapshot. On Wealty’s Helena Arden”, Anglo Saxonica, ser.III, N.5, pp. 115-123.
  • (2013). “Entre o céu e a terra”, de Rui Chafes, Colóquio Letras, nº 183, Maio/Agosto, pp. 238-240.
  • (2012). “Atos biográficos na sedução da imagem – A Ilha dos Amores, de Paulo Rocha”, Comunicação & Cultura, nº 13, pp. 117-127.
  • (2012). “O rio e a anacronia numa estética da paisagem”, Colóquio Letras, nº 179, Setembro/Dezembro, pp. 51-61.
  • (2011). “Do texto enquanto corpo, ao corpo enquanto texto”, Colóquio Letras, nº 178, Janeiro/Abril, pp. 183-191.
  • (2010). “Manhattan Transfer, under the Shadow of the Past – Whitman’s Legacy”, in Maria Zina Abreu and Bernardo Vasconcelos eds. John Dos Passos – Biography and Critical Essays (Cambridge: Cambride Scholars Press), pp. 72-80.
  • (2010). “The Colors of Melancholy in Roger Cormans’ House of Usher”, The Edgar Allan Poe Review, Spring 2010, Volume XI, Number 1, pp. 174-181.
  • (2008). “’Framed up by the Frame’- Deception and Point of View in Peter Greenaway’s The Draughtman’s Contract”, Anglo Saxonica Ser. II, N. 26, pp. 35-54.
  • (2008). “Lost Highway, de David Lynch: na denegação da dor”, Comunicação & Leitura, nº 5, Primavera/Verão, pp. 109-122.
  • (2006). “The Waste Land in Spanish: Palimpsest, Revisions and Inscriptions”, Estudios Ingleses, Universidad de La Laguna, N. 53, pp. 201-203.
  • (2006). “Alexandria, revendo a(s) ‘Cidade’(s) de Kavafis.” Babilónia: Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução. Nr. 4: 73:83.

Teses de doutoramento concluídas:

  • (2012). Supervision of Elisabete Lopes, “Gótico feminino na poesia e na pintura” U Aberta (ph.D. in American Studies).
  • (2011). Supervision of Alice Guimarães, “Narrativas utópicas do século XVII” U Aberta (ph.D. in American Studies).
  • (2010). Supervision of Fernando Gomes, “Albert Camus e Paul Bowles” U Évora (ph.D. in Literature).
  • Supervision of João Camacho, “Ralph Waldo Emerson – Unsolved Romantic Quest” (U Aberta (ph.D. in American Studies)
  • (2008). Supervision of Valentina Almeida, “Itinerários na Representação do Corpo: H.D., Sylvia Plath e Muriel Rukeyser. Projectos para a Construção de um Espaço de Afirmação e de Identidade Literária” U Aberta (Ph.D. in American Studies).
  • (2007). Supervision of F.Feneja, “A reinvenção do paradigma épico na ficção inicial de John Dos Passos: uma leitura de One Man’s Initiation, Three Soldiers e Manhattan Transfer” U Aberta (Ph.D. in American Studies).
  • (2006). Co-Supervision of Alice Maria Donat Trindade, “News That Last – Quatro Momentos de Jornalismo Literário Americano do Século XX” (Supervisor: Maria Laura Bettencourt Pires, U Católica), U Aberta (Ph.D. in American Studies).
  • (2005). Supervision of Ricardo Prata, “The Word World is Forest - Ursula K. LeGuin e a Tradição da Literatura Americana sobre a Natureza” U Aberta (Ph.D. in American Studies).
  • (2005). Co-supervision of Natalina Domingues, “A Situação dos Afro-Americanos entre 1968 e os nossos dias” (Supervisor: Maria Laura Bettencourt Pires, U Católica), U Aberta (Ph.D. in American Studies).

Outras orientações:

  • (2009). Supervision of Adriana Duarte Araújo, “Os caçadores na neve, de Pieter Brueghel: cinco interpretações poéticas em análise” U Aberta (M.A. in American Studies).
  • (2009). Supervision of Carla Marina Soares, “O Imaginário Fantástico de Tim Burton: exemplos de Gótico Moderno” U Aberta (M.A. in American Studies).
  • (2008). Supervision of Maria Filipa Valadas Caeiro Teles, “Música Pop: estética, conceitos e preconceitos” U Aberta (M.A. in English Studies).
  • (2008). Supervision of Eva Marques, “Representações da ‘Estrada’ na Literatura Americana do Século XX (1939/1957)” U Aberta (M.A. in American Studies).
  • (2008). Supervision of Andreia Passos Abreu, “Gertrude Stein e o cubismo literário” U Aberta (M.A. in American Studies).
  • (2008). Supervision of Paula Barroso Miranda, “‘The New York Lightning Man’ - Coincidência e acaso em Oracle Night, de Paul Auster,” U Aberta (M.A. in American Studies).
  • (2008). Supervision of Maria de Fátima Moreira Silva, “The Red Badge of Courage, de Stephen Crane – uma estética impressionista?” U Aberta (M.A. in American Studies).
  • (2008). Supervision of Rita Paula Queirós de Sousa, “‘Da realidade à ficção’ – a singular heroína em The Scarlet Letter,” U Aberta (M.A. in American Studies).

Livros, incluindo obras de um único autor (incluindo edições escolares de textos e traduções, com introdução e comentários orais ou escritos):

  • (2012). O essencial sobre William Shakespeare. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
  • (2009). Trans. and intro, Poemas de Herman Melville. Lisboa: Assírio & Alvim.
  • (2008). O Nascimento de uma Nação: nas origens da literatura americana. Chamusca: Cosmos.
  • (2006). Ekphrasis – O poeta no atelier do artista. Chamusca: Cosmos.
  • (2004). História(s) da Literatura Americana. Lisboa: U Aberta.

Capítulos de livros, incluindo as contribuições para artigos em conferências, contribuições para festschriften, ensaios em coleções:

  • (2009). “Approaching the Americas, Confronting the Other – De Soto’s Expedition.” In APinheiroS et al. (Eds.) “So long lives this, and this gives life to thee.” Homenagem a Maria Helena de Paiva Correia. Lisboa: DEA-FLUL / Edições Colibri, 651-59.
  • (2009). “Peter Greenaway’s Prosperos’ Books – Word, Image, Illusion.” In Carlos Ceia et al. (Eds.) Letras & Ciências, As Duas Culturas de Filipe Furtado - Livro de Homenagem.  Lisboa.
  • (2009). “Echoes of John Fords’ Westerns in Jorge Brun do Canto’s Chaimite.” In Mário Jorge Torres (Ed.) Não vi o livro mas li o filme. Porto: Campo das Letras.
  • (2009). “The Sense of an Ending – Ekphrasis Beyond Representation.” In Carla Ferreira de Castro and Luís Guerra (Eds.) (Ex)Changing Voices, Expanding Boundaries. Évora: U Évora, 17-29.
  • (2007). “R. S. Forster, Between Here and Now.” In TAlves et al. (Eds.) “And gladly wold (s)he lerne and gladly teche” - Homenagem a Júlia Dias Ferreira.  Lisboa: Colibri, 607-614.

Organização de actividades de disseminação científica:

  • (2010). Coord. 31st Annual APEAA Conference, Sociedade de Geografia de Lisboa.
  • (2007). Scient. Board 8th Int. Meeting Virtual Educa, São Paulo, Brasil. Member.

Outras actividades

Comunicações apresentadas em conferências internacionais

Por proposta:

  • (2008). “‘Shall I compare thee to’... William Shakespeare? Peter Greenaway’s Prosperos’ Books.” Int. Conf. Société des Anglicistes Français, Orléans.
  • (2007). “Diálogos anglo-portugueses: Jorge de Sena e a tradição anglo-americana do diálogo inter-artes,” Rutgers U.
  • (2004). “Reading American Literature and/or Culture in a Foreign Land.” American Studies Association, Atlanta.

Comunicações apresentadas em conferências nacionais

Por proposta:

  • (2009). “Tradições de representação da Melancolia (a Cor) - de Egar Allan Poe a Roger Corman em The Fall of the House of Usher).” Int. Conf. Poe and Gothic Creativity, U Lisboa.
  • (2009). “David Byrne’s True Stories: Narrative, Fragment, and Collage.”  30th Annual APEAA Conference, U Porto.
  • (2008). “De Dickens a Botelho – a cor e a linha na representação de uma atmosfera.” Int. Conf. El Cine a través de la Crítica – cine, teoria, literatura y crítica de cine en la Peninsula Ibérica, U Coimbra.
  • (2008). “Diáspora Portuguesa – A Ilha dos Amores, de Paulo Rocha.” Narrating the Portuguese Diáspora (1928-2008): International Conference on Storytelling, U Lisboa.
  • (2008). “Debunking History.” 29th Annual APEAA Conference, U Aveiro.
  • (2008). “Quem és tu?, de João Botelho – contaminação de imagens e produção de sentidos.” Conf. A Imagética do Medo e da Utopia, U Lisboa.
  • (2008). “Palavra e Utopia – O olhar de Oliveira.” Jornadas Padre António Vieira – O Homem e o Mundo, Sociedade de Geografia de Lisboa.
  • (2007). “John Dos Passos e o Modernismo Artístico.” Centro Cultural John Dos Passos, Madeira.
  • (2007). “Joseph L. Mankiewycz’ Suddenly Last Summer – Visual sign and Dramatic Dynamics.” Jornadas - Tennessee Williams, U Nova Lisboa.
  • (2007). “Echoes of John Fords’ Westerns in Jorge Brun do Canto’s Chaimite.” Int. Conf. ACT 17 – Alteridades, Cuzamentos, Transferências: Não vi o livro mas li o filme, U Lisboa.
  • (2006). “Origens Europeias da Cultura Americana.” Sociedade de Geografia de Lisboa.
  • (2006). “Alexandria, revendo a(s) ‘Cidade’(s) de Kavafis.” Conf. Tradução, U Lusófona.
  • (2006). “Manhattan Transfer, under the shadow of the past – Whitman’s Legacy.” 1st John dos Passos Int. Conf., Madeira.
  • (2006). “Strand’s villanelle meets De Chirico’s moods.” 27th Annual APEAA Conference, Parede.
  • (2005). “Alexandra, mito(s) e realidade(s).” Conf. Literatura e Qualidade de Vida, U Aberta.

Por convite:

  • (2007). “The Sense of an Ending? Ekphrasis beyond representation.” XXVIII Encontro Nacional da APEAA, U Évora.
  • (2007). “‘Framed-up by the Frame’ – Deception and point of view in Peter Greenaway’s The Draughtman’s Contract.” Inter-art and intercultural dialogues, U Lisboa.

Investigação futura:

  • (ongoing). Supervision of Fernando Gomes, “Diálogos com a alteridade nas obras de Paul Bowles e Albert Camus” U Évora (Ph.D. in Literature).
  • (ongoing). Supervision of Alice Manuela Guimarães, “Experiências puritanas em Inglaterra e no Novo Mundo” (working title), (Ph.D. in American Studies).
  • (ongoing). Supervision of Ana Soares da Costa, “Joseph Conrad e Ferreira de Castro – diálogos com a alteridade” (working title), (Ph.D. in Comparative Studies).
  • (ongoing). Supervision of Ana Mafalda Sernadas, “Representações literárias e visuais da I Guerra Mundial – o caso inglês” (working title), (Ph.D. in English Studies).
  • (ongoing). Supervision of Elisabete Lopes, “Desmontando Narrativas e Corpos – o Gótico Feminino Americano no Registo Textual e Fotográfico.” (Ph.D. in American Studies).
  • (ongoing). Supervision of João Camacho, “Ralph Waldo Emerson – Internal Conflict of the Soul: A Romantic Unsolved Issue” (Ph.D. in American Studies).
  • (ongoing). Co-Supervision of Alice Garcia van Raamsdonk, “Eleanor Roosevelt e o Liberalismo Americano: A reinvenção na intervenção política e a construção do legado para a democracia” (Supervisor:  António M. Feijó, U Lisboa), (Ph.D. in American Studies).
  • (ongoing). Supervision of Margarida Barbosa, “A poesia como ‘atonement’ – uma leitura de Geoffrey Hill” (working title), (PhD in English Studies).
  • (ongoing). Supervision of Alexandra de Medeiros Mesquita Pires, “Solidão Urbana Pós-Moderna e Modos de Mitigação da solidão do Herói Austeriano” U Aberta, (M.A. in American Studies).



Voltar

 
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)


Related Link