Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

ESC # 25 Curso Intensivo "Mundos Paralelos: Fantasia e Ficção Científica"
ESC25final

 

INSCRIÇÕES ATÉ 9 DE JUNHO

Data:
23 de Junho a 4 de Julho [18h-20h]
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organização: CEAUL

Ficha de Inscrição

 

Resumo: Este curso visa promover a análise e o debate em torno de obras de Ficção Científica e Fantasia quer na literatura, quer no ecrã. Partindo de perspectivas temáticas relevantes nestes géneros ficcionais e de correlações com outras formas de expressão artística, desenvolver-se-ão várias sessões teórico-práticas, tendo em conta a forma como estes géneros reflectem a contemporaneidade. Este curso prevê a atribuição de 1 ECTS, mediante a frequência de aulas presenciais e a realização de trabalho por via remota.

Formadores: Adelaide Meira Serras,* Ana Daniela Coelho,* Ana Rita Martins,* Angélica Varandas,* José Duarte,* Mónica Paiva*
Língua: Português
Horário: 23 de Junho a 2 de Julho, 18h-20h
Inscrição: 80 € (estudantes / CEAUL: 30 €)
Data limite de inscrição: 9 de Junho

Sessões

1: Breve introdução aos conceitos de Ficção Científica e Fantasia [Adelaide Meira Serras e Angélica Varandas]

2
: Manipulação científica em Brave New World (1932) e em The Host (2013) [Adelaide Meira Serras]

3
: J.R.R.Tolkien e George R. R. Martin: Reinos de Fantasia [Angélica Varandas]

4: Star Wars: para o conceito de fronteira [Convidado: José Varandas]

5: Para além do humano. Do não-vivo ao artificial: vampiros, zombies e ciborgues [José Duarte e Ana Daniela Coelho]

6: Universos Mágicos em Harry Potter [Convidado: Iolanda Zôrro]

7: Heróis e Monstros na Literatura Fantástica [Ana Rita Martins]

8: Doctor Who: O regresso do Herói [Mónica Paiva] 

9
: À conversa com… [Convidado: escritor a anunciar]

10: Discussão dos trabalhos escritos dos participantes [Vários]

 

*Adelaide Meira Serras é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade Letras da Universidade de Lisboa onde se licenciou em Filologia Germânica, fez o Mestrado Em Literatura Inglesa e o Doutoramento Em Cultura Inglesa, com especialização em Cultura Inglesa Setecentista. É investigadora do CEAUL – Grupo de Cultura Inglesa. Foi responsável pela edição do volume Empire Building and Modernity, para o qual também contribuiu com um artigo, pela tradução, introdução e notas de Catão, Uma Tragédia. Integra o Projecto de Ficção Científica e Fantasia, Mensageiros das Estrelas, tendo participado na edição e introdução do volume Mensageiros das Estrelas. Tem leccionado Cultura Inglesa Medieval e do Século XVII ao Século XXI em cursos de Licenciatura, bem como Seminários de Pós-Graduação sobre estudo s de género, império britânico e estudos sobre a cidade e utopia. Escreveu diversos artigos sobre vários aspectos da cultura britânica setecentista, como o Iluminismo, o paradigma político e ideológico e a questão de género. Presentemente tem trabalhado na relação entre Iluminismo e escrita utópica.

*Ana Daniela Coelho é investigadora no CEAUL, Grupo de Investigação 1 – Estudos Ingleses: Literatura. É membro do projecto “Mensageiros das Estrelas”, um grupo interdisciplinar dedicado ao estudo da Ficção Científica e Fantasia. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade onde concluiu recentemente a sua dissertação de mestrado sobre as adaptações cinematográficas e televisivas de Pride and Prejudice, de Jane Austen. Colabora na disciplina de Ficção Científica e Fantasia na Faculdade de Letras.

*Ana Rita Martins é leitora na Universidade de Lisboa e investigadora no centro CEAUL (GI 1). É licenciada em LLM – Estudos Ingleses, tem um mestrado em Literatura Inglesa Medieval e está actualmente a trabalhar no seu projecto de doutoramento em Romance Medieval. Os seus principais interesses incluem: mitos e lendas arturianas, medievalismo, literatura fantástica e ficção científica e as suas adaptações ao ecrã.

*Angélica Varandas é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde lecciona disciplinas de 1º e 2º ciclos em Linguística Inglesa, Literatura e Cultura Medievais e Ficção Científica e Fantasia de Expressão Inglesa. Doutorou-se em Literatura Medieval Inglesa e é sobretudo nessa área de estudo que tem publicado vários artigos em Portugal e no estrangeiro. É ainda autora de dois livros: Mitos e Lendas Celtas: Irlanda, Lisboa, Livros e Livros sob a chancela da Centralivros, 2006, 370 pp e Mitos e Lendas Celtas: País de Gales, Lisboa, Livros e Livros sob a chancela da Centralivros, 2007, 386 pp. (ambos republicados pela Clássica Editora em 2012).

*José Duarte é licenciado em Estudos Ingleses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Estudos Norte-Americanos pela mesma instituição. É investigador no CEAUL e conclui o seu doutoramento sobre cinema, road movie, a viagem e a cidade. Tem vários artigos publicados, dois livros infantis e quatro livros de poesia.

*Mónica Paiva possui uma licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Variante Estudos Ingleses e Espanhóis da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Concluiu o Mestrado em Estudos Anglísticos em 2010, também na FLUL, com a dissertação Melodrama à Beira de um Ataque de Nervos: Para uma análise contrastiva entre o Mundo Conceptual de Douglas Sirk e a sua Apropriação no Cinema de Pedro Almodóvar. É investigadora do CEAUL e trabalha enquanto tradutora audiovisual e formadora de inglês de adultos.


Convidados:

José Varandas é Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde se doutorou em 2005 com a dissertação: «Bonus Rex» ou «Rex Inutilis». As Periferias e o Centro. Redes de Poder no Reinado de D. Sancho II (1223-1248). Tem leccionado, desde 1990, na mesma Faculdade as disciplinas de História e Cultura Clássica II, História Medieval de Portugal, História da Cultura Medieval, entre outras. Tem como áreas de interesse científico/investigação: História Medieval, História Militar, História Rural, História da Marinha, História do Municipalismo, História das Instituições.

Iolanda de Brito e Zôrro é licenciada em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras onde concluiu o seu mestrado com a tese “Harry Potter – O caminho de Diagon-al na demanda pela verdade”. É investigadora no CEAUL e tem participado em várias conferências nacionais e internacionais. É professora de Inglês a nível do 1º ciclo.

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)