Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Palestra “Literatura e Narrativas de Humanização em Saúde: o experimento do Laboratório de Humanidades” | Dante Marcello | 14 de Janeiro, 2016
mnjan2016

 

Data: 14 de Janeiro de 2016, 17h
Local:
Sala 5.2 - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organização:
CEAUL

Site do projecto

 

RESUMO: O Laboratório de Humanidades (LabHum) é uma atividade académica dirigida a graduandos, pós-graduandos e profissionais da saúde. Iniciada em 2003 na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, hoje sua metodologia vem sendo aplicada em diversas instituições e cenários do campo da saúde no Brasil. Partindo da leitura de clássicos da literatura universal, o LabHum procura promover o compartilhamento da experiência estética suscitada pela leitura dos clássicos e propor um itinerário de discussão que possibilita a reflexão sobre valores e atitudes humanas, não apenas no âmbito acadêmico e profissional, mas também na esfera existencial.

Ao longo dos últimos cinco anos, projetos de pesquisa, vinculados à linha Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde, vêm revelando o quanto esta experiência estético-reflexiva tem contribuído para uma efetiva humanização daqueles que participam e participaram do LabHum. Através de narrativas produzidas pelos próprios participantes ou pela metodologia da história oral de vida, tem sido possível compreender como a experiência da leitura compartilhada, ao suscitar afetos e sentimentos e provocar profunda reflexões, acaba redundando em efetivas transformações na dimensão ética das escolhas e atitudes práticas. Nesta palestra pretendo delinear a história, os objetivos e a metodologia do LabHum, assim como apresentar uma síntese das narrativas de seus participantes, apontando os temas mais emergentes.

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)