Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Oficina com Rita Charon: “MÉTODOS DE ENSINO EM MEDICINA NARRATIVA: CLOSE READING [LEITURA CERRADA] E ESCUTA ATENTA” | 30 de Outubro | CEAUL
workshop_Rita_Charon_cartaz_PT-page-001

 

Data: 30 de Outubro de 2015, 9h30 - 13h30
Local:
CEAUL
Organização:
CEAUL

Site do projecto

 

RESUMO: Esta oficina ensaiará alguns dos métodos de ensino mais usados na Medicina Narrativa. Utilizando o método de close reading [leitura cerrada], será praticada a modalidade paralela de close listening, ou escuta atenta. O grupo analisará dois textos de poesia ou prosa usando close reading. Escolherei textos portugueses com boas traduções em inglês, para que se possam mobilizar conceitos de tradução não apenas entre duas línguas mas também da palavra escrita para a palavra dita.

Depois do exercício de close reading, proporei um mote [prompt] convidando os participantes a escrever durante alguns minutos em função dele. Tratar-se-á de pura escrita criativa – não de um ensaio! O trabalho da sessão passará também por ouvir devagar e atentamente a leitura que cada um fará daquilo que escreveu em resposta ao texto. O desafio consistirá em encontrar as características narrativas detectáveis pelo close reading – género, dicção, estratégia narrativa, estrutura temporal, detalhe espacial, metáforas, tom, voz e modo. Será disponibilizada previamente uma publicação recente do meu grupo de Columbia que inclui um “Manual de Leitura.”

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)