Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Narrativa e Medicina | Seminário Permanente: 1ª Sessão | 18 Maio, 2016 | 17h00 | Sala 5.2 | FLUL

Data: 18 de Maio, 2016
Local: Sala 5.2, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organização: CEAUL

O Projecto Narrativa & Medicina (PTDC/CPC-ELT/3719/2012) tem o prazer de convidar para a 1.ª Sessão do Seminário Permanente, com intervenções de António Duarte e Fabiana Carelli e moderação de Isabel Fernandes, a realizar na sala 5.2, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Cidade Universitária), no dia 18 de Maio, às 17h.

António Duarte “Contributos da Psicologia da Arte para uma Fundamentação Crítica da Medicina Narrativa

A Medicina Narrativa propõe o desenvolvimento da competência de análise de narrativas por parte do cuidador de saúde, em função do seu efeito na capacidade de análise das histórias do utente dos cuidados de saúde, no quadro de uma humanização da relação com este (e.g. Charon, 2008; Johna & Rahman, 2011). Nesta perspectiva, aquela competência facilitará uma atenção individualizada e empática ao utente, a estruturação de uma aliança com ele, a precisão da avaliação (e.g. diagnóstico), a personalização e melhoria do cuidado prestado e a construção de uma identidade profissional alinhada com estas acções.
Como fundamentar e explicar estas reivindicadas vantagens da Medicina Narrativa (e também demarcar os seus limites)? Procurando contribuir para uma resposta a esta questão, discute-se nesta apresentação o processo e os efeitos da “leitura” de narrativas, tal como investigados em Psicologia da Arte.

Fabiana Carelli “Entre Palavra e Ação: o GENAM – USP e a Medicina Narrativa no Brasil”

Fabiana Carelli é mestre (1997) e doutora (2003) em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, Brasil, e pós-doutora em Portuguese Studies (2010) pela University of Minnesota. É Professora Doutora do Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP, nas linhas de pesquisa literatura e outras formas do conhecimento e  literatura e cinema. Coordena desde 2011, com o Dr. Carlos Pompilio, da FMUSP, o Grupo de Estudos em Narrativa e Medicina da USP (GENAM), orientando, nesse âmbito, projetos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, em colaboração com outras instituições do Estado de São Paulo e do Exterior, além de ser responsável pela disciplina de pós-graduação “Literatura, Narrativa e Medicina”, sediada na FFLCH-USP. É coordenadora da Comissão Editorial do PPG em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e atual Diretora do Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP-USP).

A entrada é livre.

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)