Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

ESC # 24 Curso Intensivo "O Som das Narrativas"
ESC24final-page-001

 

INSCRIÇÕES ATÉ 2 DE JUNHO

Data:
16-20 de Junho; 23-25 de Junho [17h-20h] | 26 de Junho [16h20h]
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organização: CEAUL 

Ficha de Inscrição

 

Resumo: O curso tem por objectivo captar o interesse dos alunos e do público para a dimensão músico-literária das diferentes narrativas, criando uma alternativa e um complemento original à tradicional análise literária. Para isso, oferece um conjunto de ferramentas de exploração músico-literária que, constituindo um veículo educacional contemporâneo e alternativo, irá permitir alargar o espectro sensorial e cultural dos participantes, tornando-os mais receptivos a linguagens outras e a diferentes percepções do material explorado.

Formadora: Anabela Duarte*
Língua: Português
Horário: 16-20 de Junho; 23-25 de Junho, 17h-20h | 26 de Junho, 16h20h
Inscrição: 80 € (estudantes / CEAUL: 30 €)
Data limite de inscrição: 2 de Junho


Sessões

1. Apresentação do programa/matéria e considerações de ordem metodológica. Introdução à análise músico-literária e polimorfismo do som.

2. Exploração da matriz ocidental dos estudos músico-literários, em Platão, Aristóteles, Calvin Brown e Steven Paul Scher. Linguagem e música na perspectiva neurofisiológica, segundo a exegese crítica de Aniruddh D. Patel. Exemplos práticos da teoria.

3. Estéticas da Resistência em Lou Reed, The Raven e em Diamanda Galàs, The Mask of the Red Death, de Edgar Allan Poe. Análise critica e comparativa dos textos e contextos de Poe em cruzamento com a obra dos autores contemporâneos.

4. Debussy, Pelléas et Mélisande e o “Théâtre de la Peur.” “The Devil in the Belfry” e “The House of Usher,” duas óperas inacabadas do compositor francês com libretos baseados na obra de Edgar Allan Poe. Influências do poeta norte-americano na música moderna erudita.

5. Spillane (1986), obra musical e multimédia do compositor John Zorn, baseada no imaginário da ficção detectivesca , nomeadamente nas hard-boiled novels de Mickey Spilane (Kiss me, deadly). Exploração das relações com o film noir e análise musical e textual das obras em apreço.

6. Paul Bowles e o som da guerra, em The Spider’s House, penúltimo romance do autor. Influências da música tradicional berbere na sua obra, bem como o papel de Brion Gysin no trabalho etnomusicológico decorrido em Marrocos. Exemplos práticos da teoria.

7. A Negritude na Ópera: Four Saints, de Gertrude Stein e Virgil Thomson (1934), Porgy and Bess, de George Gershwin e DuBose Heyward/Ira Gerschwin (1935), Denmark Vesey de Paul Bowles e Charles Henri Ford (1938). O papel da ópera afro-americana inventada por brancos e representada por negros no período áureo da modernidade americana.

8. Exploração da obra da compositora e multi-instrumentista Laurie Anderson, no contexto da música electrónica e dos projectos que desenvolveu para a NASA: “The End of the Moon.” Análise de textos jornalísticos, musicais, “biomitografias”, entrevistas, documentos videográficos com o objectivo de explorar a relação entre arte e ciência a partir da perspectiva músico-literária.

9. Projecções para o futuro: R. Murray Schaffer, Steven Feld e David Toop (Sound-Art e a Acústica do espaço e do ambiente). Conclusões e discussão do trabalho final.

 

*Anabela Duarte é licenciada em Antropologia, mestre em Antropologia e Literatura Comparada e aguarda a sua defesa de tese de doutoramento em Estudos Americanos, sob a orientação de Teresa F. Alves e Mário Vieira de Carvalho (CESEM). É cantora e produtora musical de numerosos registos discográficos a solo e como membro do grupo pop-rock experimental Mler ife Dada.

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)