Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Convite Projecto Narrativa e Medicina - Dulce Bouça
2011-narrativa-medicina-dulce

OS LIMITES DA INTERPRETAÇÃO NA ANOREXIA NERVOSA
Dulce Bouça 

Data: 5 Maio 2011, 17h00
Local: Centro de Saúde de Sete Rios
Organização: CEAUL / CFL / CHL / CBAS


As Doenças do Comportamento Alimentar  resultam  da interacção entre determinantes e escolhas pessoais, em que  o indivíduo  vive na ambiguidade de  querer abandonar um comportamento e  sentir-se compelido a mantê-lo, ao mesmo tempo vítima e carrasco de uma situação em que sente grande controlo sobre o seu corpo e uma total falta de controlo sobre o que lhe pode acontecer se abandonar o comportamento alimentar.

Para que o corpo se defenda de possíveis intrusões externas, torna-se necessário não somente ser magro mas também leve: magreza e leveza ligam-se intimamente e, para que o corpo atinja a leveza deve ficar vazio, sem peso. Quanto mais leve o corpo, mais possível se afigura a libertação da influência dos outros, sendo que o objectivo da leveza é alcançar uma espiritualidade e valor moral compatíveis com um estádio de superioridade. A narrativa do paciente para a situação em que se encontra é a sua verdade e a sua necessidade; a incompreensibilidade para o terapeuta não tem de conduzir a uma impossibilidade, mas também não permite a imposição de uma qualquer teoria explicativa. Os limites para a interpretação são os limites do corpo e do espaço entre dois corpos.

Dulce Bouça exerce psiquiatria (Hosp. de St.ª Maria) e psicoterapia, sendo especialista em doenças do comportamento alimentar. É Assistente Convidada na Faculdade de Medicina de Lisboa e responsável pela Equipa Multidisciplinar para tratamento de Doenças do Comportamento Alimentar. Publicou Madrugada de Lágrimas: Depressão na Adolescência (1997) e Anorexia Nervosa Minha Amiga (2000).

O projecto Narrativa e Medicina pretende explorar as intersecções entre as Humanidades e a Medicina, nas relações terapêuticas com os pacientes, por meio de um grupo interdisciplinar constituído por investigadores do Centro de Estudos Anglísticos e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. O Ciclo de Conferências 2011destina-se à formação de profissionais de saúde e investigadores em Humanidades. Participarão reputados especialistas, responsáveis pela implementação de programas semelhantes na Europa e nos EUA, bem como pioneiros na área a nível nacional, em colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa-Norte, em cuja sede de Sete-Rios decorrem conferências abertas de Março a Dezembro de 2011.

Os participantes poderão requerer uma pasta com material de apoio (15 €), bem como um certificado (5€ por sessão). Segue programa em anexo. Para esclarecimentos, consultar http://narrativeandmedicine.blogspot.com ou contactar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)