Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Convite Projecto Narrativa e Medicina - John Launer
2011-narrativa-medicina-john Conversations Inviting Change: A Narrative Approach to Clinical Supervision and Reflective Practice.
John Launer

Data: 14 Novembro 2011 | 17h
Local: Centro de Saúde de Sete Rios
Organização: CEAUL / CFL / CHL / CBAS

"Conversations inviting change” is a UK training project aimed at embedding ideas and skills from narrative medicine into clinical practice and professional development. The project and its training methods embody the idea of narration as a creative dialogue, capable of generating both technical decisions and affective resolutions to clinical dilemmas. Based originally on concepts drawn from family therapy, the project has grown over several years from a short course for family physicians into a five-tier system of training for clinical teachers from all medical specialities. We use narrative medicine as a framework for teaching skills in attentiveness and reflectiveness, as well as self-and situational awareness. In addition to theoretical reading and formal teaching, much of the work takes place through intensive coaching in small groups. These provide opportunities for course members to have one-to-one peer supervision on clinical cases and workplace issues, with a trained coach present to invite observations on the narrative process and to make teaching points. The project now reaches several hundred hospital and primary care physicians in London every year. Evaluation has shown how participants apply their learning to clinical encounters, conversations with peers and trainees, and their personal lives. A typical response is that the training liberates them from the role of 'Dr Fixit' by imparting skills for sharing power in professional conversations, and helping them to achieve the resolution of clinical or educational problems through the medium of narrative and dialogue.

“Conversations inviting change” é um projecto de formação britânico que pretende trazer ideias e competências da medicina narrativa para a prática clínica e o desenvolvimento profissional. O projecto e a sua metodologia baseiam-se na ideia de narração como diálogo criativo, capaz de dar origem tanto a decisões técnicas como a soluções afectivas para dilemas médicos. Inicialmente apoiado em conceitos da Terapia Familiar, o projecto expandiu-se ao longo dos anos, tendo evoluído de um curso de curta duração dirigido a médicos de família para um percurso de formação com cinco níveis, para formadores clínicos de todas as especialidades médicas. Utilizamos a medicina narrativa como um enquadramento para o ensino de competências de atenção e reflexão, assim como da consciência situacional e de si mesmo. O ensino formal e as leituras teóricas são complementados por um treino intensivo em grupos pequenos, o que constitui uma boa parte do trabalho desenvolvido, dando assim aos formandos a oportunidade de um acompanhamento e de uma supervisão individuais, ao lidar com casos clínicos e problemas surgidos no local de trabalho, com a presença de um formador para motivar observações sobre o processo narrativo e dar o seu parecer informado, com objectivos pedagógicos. Actualmente, o projecto chega todos os anos a várias centenas de médicos hospitalares e de cuidados primários, em Londres. As avaliações realizadas têm mostrado como os participantes no projecto aplicam os saberes adquiridos nos encontros clínicos, no diálogo com os seus pares e formandos e nas suas vidas pessoais. Uma reacção comum é a de que a formação os liberta do papel do meros “curadores,” ao dar-lhes capacidades para partilhar o poder em conversas profissionais, e ajudá-los a chegar a soluções para problemas clínicos ou educativos através da narrativa e do diálogo.

John Launer é médico de clínica geral, terapeuta familiar, e Director Associado do programa de pós-graduação em Educação Médica na Universidade de Londres. Na Tavistock Clinic, é consultor sénior no programa de pós-graduação para Terapias Psicológicas do Serviço Nacional de Saúde britânico. Como escritor e pedagogo, dedica-se especialmente às áreas de narrativa medicina e supervisão clínica. Colunista de jornalismo médico e ensaísta, tem diversos artigos publicados na área da medicina baseada na narrativa, bem como os livros Narrative Based Primary Care: a Practical Guide (2002), e How not to be a Doctor and other essays (2007).

O projecto Narrativa e Medicina pretende explorar as intersecções entre as Humanidades e a Medicina, nas relações terapêuticas com os pacientes, por meio de um grupo interdisciplinar constituído por investigadores do Centro de Estudos Anglísticos e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. O Ciclo de Conferências 2011 destina-se à formação de profissionais de saúde e investigadores em Humanidades. Participarão reputados especialistas, responsáveis pela implementação de programas semelhantes na Europa e nos EUA, bem como pioneiros na área a nível nacional, em colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa-Norte, em cuja sede de Sete-Rios decorrem conferências abertas de Março a Dezembro de 2011.

Os participantes poderão requerer uma pasta com material de apoio (15 €), bem como um certificado (5€ por sessão). Segue programa em anexo.

Para esclarecimentos, consultar http://narrativeandmedicine.blogspot.com ou contactar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)