Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Convite Projecto Narrativa e Medicina - Clara Rocha
2011-narrativa-medicina-clara

DOENÇA E NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA
Clara Rocha

Data: 22 Setembro 2011, 17h
Local: Centro de Saúde de Sete Rios
Organização: CEAUL / CFL / CHL / CBAS


A escrita autobiográfica, enquanto lugar de fundação e de reconhecimento de um "eu", dá-nos por vezes representações da doença como parte integrante de uma história de vida. Abordaremos nesta conferência alguns exemplos de narrativas autobiográficas, desde o século XV até à actualidade, onde a doença é contada na 1ª pessoa gramatical, num exercício que tanto pode ter de catártico quanto de estruturante, rectificativo ou exemplar.

Clara Rocha: Professora catedrática aposentada da Universidade Nova de Lisboa, especialista em Literatura Portuguesa do Século XX. Doutorou-se com a dissertação Revistas Literárias do Século XX (1985) e publicou, além de vários ensaios, os seguintes livros, O Espaço Autobiográfico em Miguel Torga (1977), Os "Contos Exemplares" de Sophia de Mello Breyner (1978), O Essencial sobre Mário de Sá-Carneiro (1985), Máscaras de Narciso (1992),Miguel Torga - Fotobiografia (2000) e o Cachimbo de António Nobre e outros Ensaios (2003). Em 2004 foi professora convidada na Sorbonne. Prepara uma antologia sobre literatura e medicina.

O projecto Narrativa e Medicina pretende explorar as intersecções entre as Humanidades e a Medicina, nas relações terapêuticas com os pacientes, por meio de um grupo interdisciplinar constituído por investigadores do Centro de Estudos Anglísticos e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. O Ciclo de Conferências 2011destina-se à formação de profissionais de saúde e investigadores em Humanidades. Participarão reputados especialistas, responsáveis pela implementação de programas semelhantes na Europa e nos EUA, bem como pioneiros na área a nível nacional, em colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa-Norte, em cuja sede de Sete-Rios decorrem conferências abertas de Março a Dezembro de 2011.

Os participantes poderão requerer uma pasta com material de apoio (15 €), bem como um certificado (5€ por sessão). Segue programa em anexo. Para esclarecimentos, consultar http://narrativeandmedicine.blogspot.com ou contactar  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)