Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Convite Projecto Narrativa Medicina - Rita Charon
2011-narrativa-medicina-rita

ON THE NARRATIVE MEDICINE PROGRAM
Rita Charon

Data: 12 Julho 2011 | 17h
Local: Centro de Saúde de Sete Rios
Organização: CEAUL / CFL / CHL / CBAS


A conferência apresentará o enquadramento conceptual para o campo emergente da medicina narrativa. Trata-se de uma disciplina híbrida que reconhece a centralidade das narrativas, nomeadamente através de histórias contadas, na doença e no cuidado dos doentes. Tomando a emissão e recepção de relatos de doença como o evento fulcral dos cuidados de saúde, os métodos de medicina narrativa permitem desenvolver o grau de atenção aos pacientes, compreendendo os episódios de doença através da sua representação e promovendo depois um compromisso de afecto e rigor para connosco e com os pacientes, os colegas e as comunidades. A Medicina Narrativa desenvolveu métodos para que os profissionais de saúde possam aprofundar a capacidade de escutarem e compreenderem completamente as histórias de doença contadas pelos outros. Apesar de a sua carreira ser ainda curta para estudos estatísticos de resultados em grande escala, há indicadores de que esta nova área propõe abordagens que ajudam eficazmente os doentes, as equipas de cuidados de saúde, as comunidades e o indivíduo.

Rita Charon é médica (formada pela Harvard Medical School) no Presbyterian Hospital da cidade de Nova Iorque, Doutorada pelo Departamento de Inglês e Literatura Comparada da Universidade de Columbia em Estudos Literários de Medicina, e Professora de Medicina Clínica e directora do programa de Medicina Narrativa na mesma instituição; autora de Narrative Medicine: Honoring the Stories of Illness (2006) e co-editora de Psychoanalysis and Narrative Medicine (1999) e Stories Matter: The Role of Narrative in Medical Ethics (2002). Foi também editora da publicação periódica Literature and Medicine (2001-2007) e é actualmente membro do Conselho Editorial do Journal of Evidence in Clinical Practice.

Os participantes poderão requerer uma pasta com material de apoio (15 €), bem como um certificado (5€ por sessão).

Para esclarecimentos, consultar http://narrativeandmedicine.blogspot.com ou contactar  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)