Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

Congresso Internacional Naturally Emerson: Creative Reading, Self-Reliance and Cultural Agency
Cartaz_Emerson_Mar_9-page-001

 

Data: 16-18 de Abril de 2015
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organização: CEAUL

 
Site do Congresso

Call for Papers

O Grupo de Investigação de Estudos Americanos do CEAUL (Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa) está a organizar o Congresso Internacional “Naturally Emerson: Creative Reading, Self-Reliance, Cultural Agency”, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dias 16 a 18 de Abril de 2015. Trata-se de uma oportunidade de reavaliar e atualizar o legado de Ralph Waldo Emerson (1803-1882), cuja crítica das convenções - religiosas,  sociais e políticas - se revela um apelo produtivo quer para cidadãos ativistas quer para académicos e artistas inquietos. Emerson, "voz oracular", pai das letras americanas, pode ajudar-nos a questionar e a agir sobre os dilemas atuais do relativismo ético, incerteza ecológica, individualismo egótico e indiferença social, levando-nos a procurar ler e inscrever a nossa natureza humana numa relação sustentável com o ambiente.

De caráter abrangente e transdisciplinar, o encontro reúne oradores internacionais especialistas em temas de filosofia (o Transcendentalismo norte-americano) bem como de impacto social, como ecocrítica, sustentabilidade, auto-confiança e ativismo político. Entre os palestrantes contam-se Rochelle Johnson, do Programa de Estudos Ambientais da Univ. de Idaho, David Greenham, autor de uma obra recente sobre Emerson e o Romantismo Transatlântico, Terry Gifford, pioneiro na escrita ambiental na Europa, e ao nível de participantes nacionais, Paulo Borges ou Viriato Soromenho Marques.  No seu programa, tem destaque uma reflexão sobre relações entre leitura, escrita criativa e agenciamento no mundo, de onde resulta o livro Natural In Verso, um contributo de escritores e académicos, portugueses e norte-americanos, para a implementação do género da "escrita da natureza" em Portugal. Com chancela da Mariposa Azual, nele participam nomes como Margarida Ferra, Miguel Cardoso, Frank X Gaspar, Gabriel Gudding, José Mário Silva, Rui Zink, Teresa F. A. Alves  e Terry Gifford, e será lançado dia 17 de Abril pelas 18h30 no átrio da Biblioteca da Faculdade de Letras, onde estará também patente uma exposição fotográfica e bibliográfica alusiva ao impacto de Ralph Waldo Emerson.


Mais informações: https://americanstudiesceaul.wordpress.com/events/Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 
Voltar
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)