Página Inicial

English (United Kingdom)

 

Morada:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Alameda da Universidade - Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Horário de atendimento:
2ª a 6ª-feira,

10h00 às 17h00

Email:
 

facebook

Telefone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor



 

 

FLUL

logo

O CEAUL
Apresentação

Directora: Teresa Cid 
Sub-Directoras: Alcinda Pinheiro de Sousa, Rita Queiroz de Barros, Teresa Casal

No enquadramento das Ciências Humanas e Sociais, o Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL) reúne grupos de investigadores que se dedicam à pesquisa uni- e multidisciplinar da literatura, da cultura e da linguística no espaço das anglofonias, com especial relevo para a área britânica e norte-americana da contemporaneidade. A este tipo de investigação juntam-se os estudos de tradução e de recepção, atentos às intersecções da cultura portuguesa com  as de expressão inglesa, bem como os estudos inter-artes.

Desde há muito se fazia sentir, entre nós, a necessidade de perspectivar em sentido colectivo projectos de investigação individualmente desenvolvidos, o que, na década de oitenta originou várias acções e iniciativas de grande alcance. No entanto, poderá dizer-se que os desígnios do CEAUL, hoje em dia na dependência da Fundação para a Ciência e Tecnologia, ganharam maior consistência institucional a partir de 1993.

Daí em diante, cumprindo um projecto científico de investigação fundamental e aplicada que consolida e dinamiza a prática pedagógica dos Estudos Anglísticos na Faculdade de Letras de Lisboa e faz repercutir o seu labor na prestação de serviços à comunidade, o CEAUL tem procurado atingir todos os objectivos definidos nos seus Programas de Financiamento Plurianual. Testemunho de tal empenhamento será a classificação (Excellent) que lhe foi atribuída, por painéis de avaliação externa, constituídos por peritos internacionais, designados pela FCT.

Além disso, o CEAUL reúne investigadores universitários com elevadas qualificações académicas (a quem cabe a coordenação dos trabalhos de equipa e a constante formação dos mais jovens) aos quais tem sido possível agregar estudantes de pós-graduação e pós-doutoramento e elementos oriundos de outras escolas.

Na convergência de interesses profissionais, na confluência das especialidades disciplinares e na programação a médio e longo prazo, o CEAUL desenvolve constante actividade. Sirva de exemplo a organização de jornadas, colóquios e congressos internacionais, a publicação regular da revista Anglo Saxonica, órgão de comunicação científica, a edição de ensaios e monografias na colecção Cadernos de Anglística e de uma série de traduções literárias, intitulada Textos Chimaera, bem como de outras obras avulsas de investigação.

Consciente de que deverá atender às necessidades específicas portuguesas em matéria de diálogo intercultural, o CEAUL, sempre interessado em estudos multidisciplinares, mantém acordos de cooperação com outros centros da FCT e estabelece contactos permanentes com os seus congéneres, participando em projectos de investigação (inter)nacionais.

 
Topo

Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL)


Related Link