Homepage

Português (pt-PT)

 

Address:
University of Lisbon Centre for English Studies (ULICES)
Alameda da Universidade
Faculdade de Letras
1600-214 Lisboa
Portugal

Opening hours:
Monday - Thursday: 9.15am - 1.15pm and 2pm - 5pm

Email:
centro.ang@letras.ulisboa.pt 

facebook

Telephone:
(00351) 21 792 00 92

 

FCT_V_cor

 

 



FLUL

logo

Biblioteca tem edição rara de antologia publicada em 1912
Jornal O Regional, 2011-11-10
por Joana Gomes Costa (texto)
-

A Biblioteca Municipal de S. João da Madeira tem o único exemplar referenciado nos catálogos de acesso público da antologia «Biblioteca Internacional de Obras Célebres», publicada em 1912. Dada a relevância histórico-cultural desta obra, o grupo de investigação do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa quer agora estudá-la.

A colecção «Biblioteca Internacional de Obras Célebres», na qual terá colaborado Fernando Pessoa presumivelmente enquanto autor e tradutor, chegou à posse da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira através de doação, em 1958, pelo Comendador José Rainho da Silva Carneiro.
A primeira edição da antologia, intitulada no original «The International library of Famous Literature», que se reveste de elevada importância histórico-cultural e bibliográfico, foi publicada em Londres em 1899. Constata-se que a edição datada de 1912, disponível na Biblioteca sanjoanense, é o único exemplar referenciado nos catálogos de acesso público, fazendo dela um objecto raro no contexto português.
Foi esta a razão que, segundo informação da autarquia, levou a que o grupo de investigação do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (denominado Recepção de Culturas em Inglês nas Colecções da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) decidisse que a obra constituiria o primeiro estudo de caso no âmbito do seu programa de investigação.
Assim, considerando o valor de «The International Library of Famous Literature» e de «Biblioteca Internacional de Obras Célebres», este grupo de investigadores pretende criar um «sítio na Internet onde ficarão disponíveis, numa primeira fase, as edições electrónicas de ambas as colecções, em acesso aberto, acompanhadas de aparelhamento crítico, que permita aos investigadores a utilização científica e pedagógica das obras». Numa segunda fase, é objectivo do grupo incluir no sítio as edições electrónicas da antologia americana publicada um ano antes da inglesa (em 1898) e da edição espanhola, cuja existência foi entretanto descoberta pelo grupo, e que foi publicada dois anos antes da versão portuguesa.

Os termos do protocolo

No âmbito do protocolo que foi já aprovado em reunião de Câmara, a Biblioteca Municipal disponibiliza a obra para digitalização à Faculdade de Letras, sendo que esta entidade assegura todos os custos inerentes ao processo de digitalização e bem assim tratará das formalidades relativas aos direitos de autor.
A Faculdade vai também disponibilizar a versão digital da obra à Biblioteca sanjoa­nense, que a pode usar no seu próprio sistema de digitalização (em curso).
A colecção será cedida através de empréstimo temporário à Faculdade de Letras, no âmbito das Comemorações do seu Centenário, dia 16 de Novembro, para a realização de uma exposição que se insere na conferência intitulada «Recepção de Culturas em Inglês nas Colecções da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa».
No âmbito das parcerias a estabelecer pela própria Universidade para a viabilização do projecto de investigação, esta entidade tentará captar fundos para o restauro da colecção.
Para Castro Almeida, esta parceria e o estudo desta antologia vão “valorizar muito a Biblioteca Municipal”.

 
Back
Top

University of Lisbon Centre for English Studies (ULICES)